A nossa chegada em Pedro Afonso foi uma supresa para os padres, o bispo Dom Jaime Collins, que estava em viagem pela Europa ainda não tinha avisado para eles que tinha conseguido três voluntários na Holanda para trabalhar na Escola Agro Artesanal.
Logo depois da nossa chegada em Pedro Afonso em julho 1967 ficamos durante a primeira semana na casa dos padres, depois nos fomos morar na Casa das Freiras que estava desocupada naquele momento.
Quando, em janeiro 1968, as freiras estavam para vir para Pedro Afonso, Dom Jaime queria que fossemos morar na escola Agro Artesanal, que naquele tempo ficava a alguns kilometros fora da cidade. A escola não tinha água e luz elétrica e era um local abandonado durante a noite e nos finais de semana. Nós preferimos morar na cidade e escolhemos como nossa moradia a antiga Escola Parocial na Rua Barão do Rio Branco, que estava sem uso.
Este prédio estava em péssimo estado e nos tinhamos que fazer uma recuperação antes de poder mudar para nossa "nova casa". Esta reforma foi em grande parte efetuada por nós e levou 8 semanas.
Durante o periodo da recuperação nos fomos morar no Hotel dos Viajantes, da D. Santinha.
Hotel dos Viajantes
Nos temos lembranças muito boas da Dona Santinha, ela “cuidou” de nos da melhor maneira possivel.
Nos saimos de Pedro Afonso na primeira semana de 1969 para Angatuba, SP, mas em agôsto do mesmo ano fiz uma viagem rapida para uma ultima visita a cidade duplamente ribeirinha antes de retornar para Holanda, naquele momento não podia imaginar que eu ia ainda voltar mais duas vezes para visitar a cidade (em 1978 e 1988).
Aqui algumas fotos tiradas durante ésta viagem que fiz junto com meu amigo Cipriano.
Dona Santinha com cozinheira e ajudantes
A cozinha lado de fora
A cozinheira na cozinha
O marido João
O Cipriano com o papagaio
Localização do Hotel dod Viajantes
.
.